
A edição 2009 da Expointer, em Esteio, RS, será a primeira em 30 anos sem a participação de suínos no evento. A decisão de não levar os 191 animais inscritos foi tomada no final da tarde da última sexta-feira (14/08), após reunião entre representantes dos produtores, indústrias e governo na Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, na capital Porto Alegre. O motivo é o risco dos animais virem a ser contaminados pelo vírus da gripe A (H1N1) ao entrarem em contato com pessoas que eventualmente estejam doentes.
A preocupação deve-se à comprovação, em outros países, de que a doença pode ser transmitida de humanos para suínos. "É uma medida preventiva", destacou o superintendente federal do Ministério, Francisco Signor. Para ele, o prejuízo de quem deixará de vender na feira é insignificante frente às perdas que a cadeia poderia ter caso houvesse contágio.
O presidente da Acsurs - Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul - Valdecir Folador, que inicialmente defendia a participação dos animais, disse que foram realizadas consultas a técnicos e produtores, que estavam temerosos. Agora, os criadores buscarão outra forma de participar da Expointer. O presidente da Comissão de Suinocultura da Farsul, João Picoli, destacou que deve haver promoção da carne suína, para que não se perca toda a vitrine da mostra. A Expointer vai de 29 de agosto a 6 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário